Uptime acima de 99,3%, graças ao combo Google Kubernetes Engine e Google App Engine
Redução de 50% das atividades manuais do time de Pesquisa, com o uso de Vertex AI
Milhares de comentários de stakeholders avaliados na plataforma sem nenhum falso negativo, com a ajuda do Gemini
Economia de 95% do esforço do time de Pesquisa na análise de comentaríos de stakeholders
Ao automatizar tarefas a partir do uso do Vertex AI e integrar os serviços em nuvem com qualidade e facilidade, os times da Humanizadas conseguem trabalhar com mais eficiência e alcançar melhor desempenho nas entregas aos clientes
Especializada em inteligência de dados para negócios e investimentos mais sustentáveis, a Humanizadas utiliza inteligência artificial para integrar e fornecer às organizações, em tempo real, indicadores socioambientais, dados de mercado e demandas solicitadas por stakeholders. O intuito é apoiar as companhias na missão de obter um retorno financeiro de impacto positivo.
A Humanizadas foi desenvolvida como uma spin-off da Universidade de São Paulo (USP) e atua no setor de Enterprise Sustainability Management (ESM), impulsionada por tendências globais de responsabilidade social corporativa e critérios ESG - que dizem respeito às práticas ambientais, sociais e de boa governança.
Fundamentada em pesquisa e inovação, a empresa já avaliou mais de mil organizações em diversos países e setores, coletando milhões de dados de stakeholders e mapeando milhares de boas práticas, o que comprova a sua experiência e capacidade de gerar valor para os seus clientes.
“Identificamos áreas de melhoria e sugerimos ações nas médias e grandes empresas. Os KPIs são correlacionados a dados qualitativos, comentários externos, diferentes opiniões e visões dos stakeholders. Neste sentido, tudo o que é qualitativo dá contexto ao quantitativo e a IA nos oferece uma visão holística de todo o processo”, explica o CTO Vitor Santana sobre a forma de trabalho da Humanizadas.
Para atender a esses objetivos, a empresa anteriormente contava com uma plataforma que fazia a pesquisa das informações com menos especificidades, apresentando uma taxa amostral de respostas e o acompanhamento dos dados obtidos. Mas a ideia era ir além, com uma combinação de dados socioeconômicos e de mercado, para garantir uma entrega mais consistente.
A partir desse novo olhar dirigido à nossa plataforma, entendemos que o Google Cloud seria o melhor provedor de serviços para nos atender, especialmente com o Vertex AI, que se mostra uma ferramenta madura e diferenciada.
Vitor Santana
CTO, Humanizadas
Em agosto de 2023, a empresa ingressou no programa Google for Startups e passou a receber o incentivo que precisava para dar início a um novo projeto para impulsionar suas pesquisas: a implantação da Hu Platform no Google Cloud. A partir desse momento teve início uma fase de testes e as soluções finais foram implementadas um pouco mais tarde, com o ambiente entrando em produção no mês de novembro do mesmo ano.
Ao manter a sua plataforma no Google Cloud, a startup conseguiu garantir segurança avançada. E, ao longo da jornada na nuvem, diversas práticas recomendadas puderam ser exploradas, como a criptografia em trânsito e repouso, além da conformidade com padrões internacionais de proteção de dados. Isso reforçou a confiança dos clientes quanto à segurança das informações compartilhadas e à capacidade da Humanizadas de operar em um ambiente altamente regulado.
Hoje, a solução de back-end da companhia está hospedada em um cluster gerenciado pelo Google Kubernetes Engine (GKE), enquanto o front-end está hospedado no Google App Engine e o backoffice roda no Cloud Run.
Alguns dos diferenciais são as funções serverless estratégicas para tarefas de automação internas que utilizam o Cloud Functions em conjunto ao Artifact Registry. Por outro lado, os workloads de inteligência artificial estão divididos: parte roda no Vertex AI, enquanto os mais complexos operam no Cloud Run devido à necessidade de maior flexibilidade e personalização no processamento. Já a solução de chat conversacional da empresa funciona por meio do Dialogflow.
Em termos de estrutura com uso de IA –fator preponderante dentro da Hu Platform–, há uma parte responsável pela coleta dos dados, formados por comentários de stakeholders. O processo envolve a classificação desses elementos de acordo com um modelo que segue a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ligadas a uma situação, organização, produto ou indústria, por exemplo). Existe também um espaço para avaliar os comentários neutros, constituindo uma análise de sentimentos com cinco polaridades.
“A outra classificação é multilabel, por temas. Atualmente são 150 temas elencados de forma hierárquica. Na verdade, é um trabalho bem complexo para regular os classificadores. E são essas informações combinadas com outros dados que fazem a base da nossa entrega, que são todos esses indicadores de mercado e socioambientais”, ressalta Brucce Neves dos Santos, Artificial Intelligence Specialist da Humanizadas.
Com a solução gerenciada do GKE, economizamos tempo e focamos em desenvolvimento. O Cloud Run e o Cloud Functions simplificam processos-chave para o time de Tecnologia e Pesquisa, e o Cloud Run disponibiliza uma interface amigável para as ferramentas implementadas, que são impulsionadas por meio do Vertex AI e dos modelos do Gemini.
Vitor Santana
CTO, Humanizadas
Ao integrar todos os serviços em nuvem utilizados com qualidade e facilidade, os profissionais de tecnologia da companhia conseguem trabalhar com mais eficiência. Dispondo de um uptime acima de 99,3% graças ao combo GKE + App Engine, a empresa se mostra satisfeita com a disponibilidade de seu ambiente.
Além disso, o uso do Vertex AI, especialmente do AutoML, foi fundamental para gerar e testar modelos rapidamente. Outras tarefas como resumo de comentários e extração de informações de documentos também foram simplificadas graças ao uso do Gemini, que apresentou resultados de alta qualidade.
Na sequência das vantagens obtidas, o time de Pesquisa automatizou tarefas com o uso do Vertex AI, o que representou um ganho operacional ao reduzir o tempo das atividades manuais mais complicadas em 50%.
Outro dado relevante é que, em mais de 13 mil comentários de stakeholders processados recentemente pela Hu Platform, não houve nenhum falso negativo nas ações de identificação de pessoas e de toxicidade, algo que foi possibilitado pelo Gemini. Isso significou uma redução conjunta de 95% do esforço do time de Pesquisa, já que, agora, os profissionais precisam apenas validar os comentários que foram classificados como possíveis positivos.
Mais benefícios específicos foram propiciados, desta vez pelo Dialogflow, que tem um papel fundamental na construção do chatbot conversacional especializado em sustentabilidade, um dos grandes diferenciais da Humanizadas no que se refere à experiência do cliente. Em um futuro próximo, será como se o usuário tivesse um especialista de sustentabilidade, treinado a partir dos dados da sua empresa, disponível 24/7.
De acordo com Pedro Paro, fundador da Humanizadas, "a parceria com o Google Cloud marca um avanço essencial para a entrega de análises confiáveis e escaláveis." Ele afirma que "com o apoio da nuvem, a tecnologia da empresa foi fortalecida, aprimorando a oferta de inteligência estratégica de dados".
Com diversos recursos tecnológicos para atender às necessidades dos seus clientes, a Humanizadas consegue dedicar mais tempo e esforços à inovação e ao planejamento de ações. Ao automatizar atividades, a equipe pode se concentrar nos planos futuros e no desenvolvimento de novas soluções e produtos alinhados às demandas emergentes do mercado ESG.
A tendência é automatizar cada vez mais as operações. Pensamos no BigQuery integrado ao Vertex AI para gerar análises ou no Dialogflow junto ao Gemini para gerar respostas mais elaboradas. Temos, ainda, a intenção de adotar o Gemini de maneira mais ampla, auxiliando na análise de gráficos, chat e outras tarefas.
Vitor Santana
CTO, Humanizadas
Sediada em São Carlos-SP, a Humanizadas oferece produtos e serviços tanto para empresas quanto para investidores que desejam aliar impacto socioambiental positivo a retorno financeiro.
Indústria: Sustentabilidade Corporativa
Localização: Brasil
Produtos: App Engine, Artifact Registry, Cloud Run, Cloud Functions, Gemini, Google Kubernetes Engine, Dialogflow, Vertex AI