Avaliações automatizadas, rápidas e com maior precisão, impactando positivamente o segmento de crédito imobiliário
Ganho de tempo com a automação de tarefas, permitindo que a equipe mantenha o foco em desenvolvimentos estratégicos
Maior escalabilidade, capaz de atender a uma crescente demanda de pedidos sem comprometer o desempenho
Possibilidade de governança de um volume massivo de dados
Em parceria com o Google Cloud, a companhia implementou o Stocci AVM, um modelo de machine learning que usa análise de dados para agilizar, escalar e entregar informações relativas a imóveis que são essenciais para o mercado financeiro

A Stocci é uma plataforma digital que acelera a adoção da inteligência artificial nas empresas, facilitando a transformação de dados complexos em soluções práticas e escaláveis. Com foco em automação, governança e análise avançada, a Stocci conecta tecnologias de ponta para impulsionar resultados de negócios reais e duradouros.
Contando com o Google Cloud como provedor de serviços em razão das facilidades propiciadas pela plataforma, a Stocci pretendia colocar em prática um projeto específico envolvendo inteligência artificial. O suporte da nuvem foi fundamental em uma iniciativa que serviria para redefinir a forma como imóveis residenciais são avaliados no Brasil.
A nossa intenção era transformar o modo de precificação de casas e apartamentos a partir da IA, para oferecer avaliações rápidas e precisas dos imóveis. Neste contexto, entendemos que o Google Cloud poderia se destacar, provendo as soluções tecnológicas necessárias que buscávamos.
Vinicius Fontes
CEO, Stocci
O processo de construção e execução do projeto, intitulado Stocci AVM (Automated Valuation Model) levou um período aproximado de cinco meses, de outubro de 2023 a março de 2024. Nessa jornada, foram realizadas diversas reuniões e sessões de trabalho entre as equipes técnicas para definir o melhor caminho a ser seguido.
Hoje, o Stocci AVM combina o valor realmente transacionado de inúmeras matrículas de imóveis com mais de 600 camadas urbanas. De maneira resumida, os macro pilares das camadas envolvem: dados geográficos e demográficos; indicadores econômicos; risco e acessibilidade; empresas e serviços, além de dados ambientais. Esse modelo inovador transforma tudo o que é coletado em insights valiosos, posicionando-se como uma resposta avançada e credível no que se refere à avaliação de imóveis residenciais no Brasil.
Por outro lado, a partir de informações básicas como endereço e características do imóvel (área, número de dormitórios, parte externa, garagem, dependências, etc.), é entregue uma estimativa imediata e confiável do seu valor de mercado.
Com o Google Cloud, foi realizada a ingestão e governança de todos os dados utilizados para o Stocci AVM de forma assertiva, com pipelines estáveis para processamento.
A solução, atualmente, opera na infraestrutura do Cloud Run, direcionado à execução de contêineres. Assim, os modelos armazenados no Cloud Storage são acessados e as consultas em bases de dados no BigQuery são realizadas. As requisições são autenticadas através de um token obtido na base de usuários gerenciada pelo Firebase.
NotebookLM, BigQuery e Looker foram soluções úteis para a organização e manutenção de uma abordagem enxuta no ambiente.
Os estudos integrados na nuvem possibilitaram mais agilidade, o que transformou a solução em um SaaS escalável. E esse foi um fator relevante - viabilizado pelos recursos do Firebase - que otimizou o tempo e o modo de desenvolvimento.
A avaliação automatizada de imóveis, conta, ainda, com dados integrados do setor imobiliário e informações tratadas e otimizadas pela nossa própria plataforma. O resultado disso foi a criação de um produto pioneiro no mercado financeiro.
Vinicius Fontes
CEO, Stocci
Desde o início do projeto o time do Google Cloud prestou apoio em diversas frentes, ao fazer o gerenciamento do backoffice, intermediar o relacionamento com outras empresas e auxiliar na gestão de créditos para testar e homologar o desenvolvimento. Todo esse suporte foi decisivo para o sucesso da implementação.
Os principais benefícios que surgiram como resultado do trabalho executado foram as integrações planejadas entre as ferramentas, a economia proporcionada pelo significativo custo-benefício da plataforma, além da segurança e escalabilidade, que garantiram um ambiente confiável e preparado para o crescimento.
“Um ganho real e diário percebido é que as ferramentas transformam a nossa rotina, processando requisições de forma eficiente. Os nossos processos passaram a ser simplificados e mais produtivos. Com o Cloud Build, conseguimos disponibilizar imediatamente uma nova versão do nosso produto assim que o código atualizado é liberado, tornando o nosso ciclo de desenvolvimento e entrega muito mais ágil e consistente”, comenta o CEO da Stocci.
A automação de processos assegurou mais tempo, para que o time de profissionais direcionasse seus esforços a outros desenvolvimentos mais urgentes. Por outro lado, o alto desempenho e disponibilidade da solução criada, corresponderam às expectativas e necessidades dos clientes.
Agora, graças à expertise da Stocci em combinação com as ferramentas e recursos ideais, várias atividades que antes eram acionadas por times de engenharias de dados tradicionais passaram a ser automatizadas. Por este motivo, o plano é estudar o lançamento de novos produtos, aproveitando essa facilidade.
Pretendemos expandir a nossa atuação. Sabemos que o Stocci AVM vai crescer muito, em consumo de infraestrutura e em utilização. Hoje, ele está direcionado para bancos, no setor de crédito imobiliário. Mas nós enxergamos duas possibilidades de aplicar IA generativa em uma segunda versão do produto, focada em imobiliárias.
Vinicius Fontes
CEO, Stocci
A Stocci é uma plataforma digital que acelera o uso de inteligência artificial nas empresas, transformando dados em soluções de alto valor.
Indústria: Serviços Financeiros
Localização: São Paulo, Brasil
Produtos: BigQuery, Cloud Build, Cloud Run, Cloud Storage, Firebase, Looker, NotebookLM