Com a IA generativa, foi possível democratizar o acesso para 50.000 funcionários às principais informações de forma quase instantânea
Redução do trabalho manual e das tarefas repetitivas, além da melhoria do acesso aos insights dos dados
Redução no número de downloads de planilhas e de pesquisas recorrentes no ambiente SAP, fornecendo maior confiabilidade com o Cortex Framework
Suzano buscou melhorar o acesso aos dados com a ajuda de IA generativa. Para isso, a empresa se uniu ao Google Cloud para desenvolver o VagaLúmen, uma solução que permite que os usuários encontrem informações nas fontes de dados baseadas na nuvem da Suzano usando linguagem natural
Com 50.000 funcionários e dados cada vez mais descentralizados, a Suzano precisava de um processo adequado para manter a segurança das informações, promover a gestão de conhecimento, evitar tarefas repetitivas e melhorar a disponibilidade.
A empresa sabia que a IA poderia ajudar a diminuir os problemas de sobrecarga operacional ao tornar os processos mais fluidos, reduzindo problemas com seu ambiente SAP.
A Suzano desenvolveu uma plataforma chamada VagaLúmen, que usa o Cortex Framework para fornecer visualizações a partir de material base e permite que os usuários façam perguntas sobre dados de materiais SAP usando o BigQuery. O Gemini Pro 1.0 é usado para transformar as perguntas em linguagem natural dos funcionários em código SQL e executar consultas no BigQuery.
Isso ajuda a Suzano a gerenciar melhor seus recursos de materiais sustentáveis.
A Suzano escolheu o Google Cloud e a parceria da Sauter Digital para criar a plataforma graças à confiança que tinha nas duas empresas, bem como ao amplo conjunto de ferramentas do Google Cloud. A empresa usa o Artifact Registry para criar suas imagens do Docker, o Cloud Run para automatizar processos e o Load Balancing para manter a eficiência.
Além da assistência para o desenvolvimento e o suporte para IA generativa, o Google Cloud e a Sauter Digital ofereceram a segurança, confiabilidade e facilidade de uso que a Suzano precisava para o projeto. A Sauter Digital foi especialmente útil ao fornecer conhecimento técnico sobre o código e a documentação do Cortex para garantir que o projeto funcionaria.
Agora, a Suzano pode usar o VagaLúmen para disseminar as informações de forma segura, ágil e rápida, o que confere a essa empresa centenária o espírito de uma startup.
A Suzano S.A. é a maior produtora de celulose industrial do mundo. As suas matérias-primas são cultivadas de maneira responsável para fabricar produtos usados por mais de dois bilhões de pessoas em mais de 100 países, incluindo lenços de papel, papel higiênico, livros, papel para impressão e escrita, fraldas e absorventes íntimos, embalagens, produtos têxteis e diversas aplicações inovadoras que podem substituir produtos feitos a partir de combustíveis fósseis. A sua celulose é feita de biomassa proveniente de árvores de eucalipto de reflorestamento, oferecendo matéria-prima biodegradável, renovável e reciclável para uso industrial e de consumo. A Suzano planta 1,2 milhão de árvores por dia em suas fazendas e colhem apenas o que plantam. Administram uma área de aproximadamente 26.000 km2 e cerca de 40% dela é área protegida de preservação permanente, com uma política de zero desmatamento em todas as suas operações. Com mais de 100 anos de história. A companhia opera na bolsa de valores B3 no Brasil (SUZB3) e na NYSE (SUZ) nos Estados Unidos.
Indústria: Manufatura
Localização: Brasil
Produtos: Google Cloud, Google Cloud Cortex Framework, BigQuery, Cloud Run, Artifact Registry, Cloud Load Balancing
Sobre a Sauter Digital - partner do Google Cloud
A Sauter é uma provedora premium de soluções digitais e referência em consultoria de tecnologia, IA generativa, nuvem, gestão de serviços, soluções de dados e segurança cibernética. Seu objetivo é dar suporte à evolução digital do mercado e contribuir para a próxima geração de serviços de tecnologia.